30 janeiro 2007
27 janeiro 2007
21 janeiro 2007
pense...
14 janeiro 2007
ao tomar decisões...
Como conhecer a vontade de Deus?
Texto: Profa. Térbia Barbalho Leal
[ Segunda-Feira - 20/11/2006 ]
Da Lição dos Adolescentes
Uma coisa que dificulta a tomada de decisão, é o medo de errar. O escritor Morris Venden cita oito passos que nos ajudam a descobrir a vontade de Deus antes de tomarmos uma decisão. Certamente essas dicas podem te ajudar a errar menos.
Primeiro passo: NÃO PONHA SUA VONTADE EM PRIMEIRO LUGAR
Não há pecado algum em ter preferências, mas freqüentemente a vontade fala mais alto que a razão, o que nos leva a fazermos escolhas erradas. Antes de se decidir, ore com sinceridade e pergunte a si mesmo: Deus aprovaria minha decisão? Ela é coerente com os valores morais de Sua Palavra?
Segundo passo: NÃO SIGA OS SENTIMENTOS
Nossos sentimentos não são um guia confiável. Podemos acordar pela manhã nos sentindo eufóricos e a tarde estarmos pra baixo, aos 7 anos sentirmos que determinado filme é o máximo e aos 15 concluirmos que é um lixo. O garoto que você se apaixonou aos 12 anos, provavelmente não queira nem saber dele aos 16. Por isso, decisões importantes não podem ser tomadas com base em sentimentos. Alguns importantes personagens bíblicos cometeram erros que comprometeram seu futuro e de outros, simplesmente porque tomaram decisões erradas baseadas na vontade própria e nos sentimentos.
O terceiro passo para saber qual a vontade de Deus é estudando a Bíblia, e isso significa estudá-la toda. Algumas pessoas ao invés de estudar os 66 livros que a Bíblia contém, utilizam-se do método do dedômetro. Ele consiste em colocar o dedo em algum verso da Bíblia, sem olhar, ler o texto e aceitar as palavras como a resposta de Deus. Isso está certo ou errado?
Quarto passo: Considere as circunstâncias providenciais. Deus sempre tem um propósito para tudo o que acontece.
Quinto passo: Um amigo cristão faz muita diferença. Há amigos que são realmente guiados por Deus para ajudar e aconselhar. E ai, você é esse tipo de amigo?
Sexto Passo: Todo aquele que quer tomar decisões certas deve orar.
Ore a Deus pedindo que lhe revele Sua vontade. Deus está interessado em tudo o que interessa você. Sua vida social, suas notas da escola, seus conflitos espirituais, sua saúde, sua futura profissão, seu futuro cônjuge e muitas outras coisas que são importantes pra você se tornam também importantes para Ele.
Sétimo passo: TOME UMA DECISÃO.
Pior que tomar uma decisão errada, é não tomar decisão nenhuma. Aqueles que já experimentaram alguma vez o prazer de obter uma resposta de Deus, não temerão tomar novas decisões.
Oitavo passo: AJA BASEADO NESSA DECISÃO. Decidir mas não agir é como comprar um carro e andar a pé. Faça sua decisão se tornar realidade com atitudes coerentes com os sonhos e planos que você elaborou.
Pense: As pessoas podem fazer seus planos, porém é o Senhor quem dá a última palavra.
Peça a Deus que abençoe os seus planos, e eles darão certo. – Provérbios 1:1 e 3