28 abril 2008

Pense nisto

Quando a vida for dura demais
e a enxurrada de tristezas o alcançar,
pense nisto:


"Quem passou pela vida em branca nuvem
E em plácido repouso adormeceu;
Quem não sentiu o frio da desgraça,
Quem passou pela vida e não sofreu:
Foi espectro de homem, não foi homem,
Só passou pela vida, não viveu".

Autor: Francisco Otaviano

16 abril 2008

Aprenda a dizer não

Para a psicóloga Bernardete Oliveira Campos, da Clínica de Psicologia da PUC SP, o mais crítico nesse mau-hábito é transmitir uma ausência de valores pessoais e de amor-próprio. "Ao ceder sempre e abrir mão de suas preferências, você perde sua individualidade", considera Bernardete. "Saber estabelecer limites é sinalizar quem você é e quais os seus valores", diz.

O resultado: estresse por responsabilidades acumuladas e angústia por abrir mão dos próprios princípios. Mudar parece sempre muito difícil e, com certeza, você não vai conseguir ser mais assertiva e confiante da noite para o dia. Mas antes de perder as esperanças de um dia ter coragem para dar um basta naquela sua amiga que sempre pede para você comprar tudo para ela no SEU cartão de crédito, reflita sobre as dicas e conselhos de Bernadete Oliveira Campos. Isso pode ser o primeiro passo para você se sentir muito melhor, mais querida e mais respeitada e, finalmente, aprender a dizer não...com elegância!

- Primeiro passo: avalie a situação-problema
Diante de cada situação que você julgue constrangedora, reflita sobre quais suas verdadeiras responsabilidades e obrigações;

- Tome coragem, respire fundo e diga "não"
Se o pedido ou sugestão vai contra seus ideais, não pense duas vezes em dizer não. A chance de você se arrepender depois é grande;

- Treine diante do espelho
Seja gentil e educado. Além de não se sentir tão mal por dizer "não", você evita que a pessoa se indisponha com sua resposta;

- Use a inteligência emocional: reconheça logo de cara os sentimentos do outro
Demonstre que você sabe da importância do pedido, mas que mesmo assim não poderá acatá-lo;

- Exponha com a calma possível os seus motivos
Explique sem hesitar o porque de você estar dizendo "não". É uma forma de mostrar que você quer ser útil, mas tem outras obrigações no momento. Nessa justificativa, você deve ser sucinto, evitando longas explicações. Direto ao ponto, sempre; NUNCA, jamais aproveite o momento para dizer tudo o que pensa;

- Não deixe a conversa degringolar, mantenha o foco no pedido
Lembre-se: o que está em discussão é o pedido e não o afeto ou a qualidade da relação. Por isso, não deixe a conversa disparar por outros caminhos. Negocie o pedido. Se você não pode naquele momento - e já se justificou - é possível que em outra hora você possa acatar. Mas lembre-se: só faça isso quando tiver certeza de que está disposta a realizar o pedido;

- Não tenha medo de parecer ser firme
Seja sempre direto na resposta. Além de marcar sua personalidade, não abre espaço para a conversa desviar para assuntos carregados de emoção. É só um pedido que foi recusado, nada pessoal;

- Mostre que mesmo dizendo "não" você se importa
Proponha soluções. Mostre-se disposto a ajudar, mas não da forma como a pessoa quer, da maneira que é possível, viável e mais confortável para você;

- Coragem, está quase acabando
Muitas vezes a agonia de manter o "não" é tanta que a gente desiste e aceita. Esta é, sem dúvida, a pior alternativa: vai fazer você sentir-se pior ainda e, ainda, estabelece um padrão ruim de comunicação. No fundo, é como se você dissesse para o outro: se você insistir muito eu vou acabar cedendo. Por isso, siga até o fim com sua decisão. Dizer não e voltar atrás pode ser pior do que negar logo de inicio.

www.organizesuavida.com.br

07 abril 2008

Palavras de Guerdjef, um pensador russo:


Faça pausa de 10 minutos a cada 2 horas de trabalho no máximo. Repita essas pausas na vida diária e pense em você, analisando suas atitudes.

Aprenda a dizer não sem se sentir culpado ou achar que magoou. Querer agradar a todos é um desgaste enorme.

Planeje seu dia, sim, mas deixe sempre um bom espaço para o improviso, consciente de que nem tudo depende de você.

Concentre-se apenas em uma tarefa de cada vez. Por mais ágeis que sejam os seus quadros mentais, você se exaure.

Esqueça de uma vez por todas que você é imprescindível no trabalho, na casa, no grupo habitual. Por mais que isso lhe desagrade, tudo anda sem a sua atuação, a não ser você mesmo.

Abra mão de ser o responsável pelo prazer de todos. Não é você a fonte dos desejos, o eterno mestre de cerimônias.

Peça ajuda sempre que necessário, tendo o bom senso de pedir às pessoas certas.

Diferencie problemas reais de problemas imaginários e elimine-os porque são pura perda de tempo e ocupem um espaço mental precioso para coisas mais importantes.
Tente descobrir o prazer de fatos cotidianos como dormir, comer e tomar banho, sem também achar que é o máximo a se conseguir na vida.

Evite se envolver na ansiedade e tensão alheias enquanto ansiedade e tensão. Espere um pouco e depois retome o diálogo, a ação.

Família não e você. Está junto de você. Compõe o seu mundo, mas não é a sua própria identidade.

Entenda que princípios e convicções fechadas podem ser um grande peso, a trave do movimento e da busca.

É preciso ter sempre alguém em quem se possa confiar e falar abertamente ao menos num raio de 100 quilômetros. Não adianta estar mais longe.

Saiba a hora certa de sair de cena, de retirar-se do palco, de deixar a roda. Nunca perca o sentido da importância sutil de uma saída discreta.

Não queira saber se falaram mal de você e nem se atormente com esse lixo mental; escute o que falaram bem, com reserva analítica, sem qualquer convencimento.

Competir no lazer, no trabalho, na vida a dois, é ótimo...para quem quer ficar esgotado e perder o melhor.

A rigidez é boa na pedra, não no homem. A ele cabe firmeza, o que é muito diferente.

Uma hora de intenso prazer substitui com folga 3 horas de sono perdido. O prazer recompõe mais que o sono. Logo, não perca uma oportunidade de se divertir.

Não abandone suas três grandes e inabaláveis amigas: a intuição, a inocência e a fé!

E entenda de uma vez por todas, definitiva e conclusivamente: você é o que se fizer ser!

06 abril 2008

Estratégia de marketing

Toda estratégia de marketing trabalha os 4 P' s ( produto, preço, promoção e ponto de venda) . Com é isso pra a Chez Cris ?
C: Trabalho os 4ps da seguinte maneira:

* Produto: Nosso foco é apresentar ao mercado sempre produtos diferenciados, para isso muita pesquisa e mente aberta as possibilidades.

* Preço: É um capítulo essencial do negócio. Vejo que muita gente pratica preço muito baixo, o que não saudável nem para o negócio dela e muito menos para o mercado. Certa vez conversei com um consultor do Sebrae que disse que o segredo de uma empresa sadia é saber precificar os produtos. Por isso, na Chez Cris assim que um item novo fica pronto, colocamos todos os custos numa ficha técnica. Isso facilita para achar o preço justo daquela peça. No meu caso, tenho duas tabelas: atacado e varejo, sendo que a última contém o mesmo preço de venda sugerido ao lojista.

* Promoção: Temos uma planilha de ações só para promover as linhas de produtos, sempre focando os nossos dois públicos: atacado e varejo.

* Ponto-de-venda: No meu caso é importante estar em vários pontos-de-venda que tenham o perfil certo. Hoje estamos em São Paulo, Brasília, Belo Horizonte, Juíz de Fora e Rio de Janeiro, em cerca de 16 lojas. E com representantes na Inglaterra e França.

Fonte: http://superziper.blogspot.com

05 abril 2008

F L E X I B I L I D A D E

COMO É DIFÍCIL!!